domingo, 22 de novembro de 2015

Xixi no lugar certo...

Esta é sem dúvida uma grande dor de cabeça quando temos um filho de 4 patas em casa. O segredo é: muita paciência!

Sim eles aprendem! Uns mais rápido que outros, mas acabam aprendendo.

Como eles não podem sair à rua até terem as vacinas todas, precisam aprender a fazer o xixizinho ou no jornal, ou nos tapetes higiênicos, ou até no pipi dog. Isso fica ao critério dos papais. Nós optamos pelos tapetes higiênicos. Existem muitas marcas no mercado. Nós começamos usando essas da Supersecão.



Quando eles são ainda muito bêbes, não adianta querer que eles se desloquem de uma divisão da casa até outra para fazerem xixi. Eles ainda não têm muita noção de quando precisam fazer xixi e a distância complica muito. Então, o ideal é ter vários tapetes na área onde eles ficam. Para ajudar, é melhor manter o cachorrinho numa parte restrita da casa. Nós a mantinhamos na sala e na cozinha e área de serviço. O nosso objetivo era que ela aprendesse a fazer na área de serviço, mas inicialmente colocamos tapetes na sala, onde ela passava mais tempo.

Nesta fase eles fazem muito xixi. Cheguei a ler que a periodicidade com que eles fazem xixi é, em média, o número de meses de idade mais um. Assim, um cachorro de dois meses faz, em média, xixi de 3 em 3 horas (2 mais um), Claro que é uma mera estimativa, depende de muitos fatores, mas é só para frisar que enquanto bebes fazem bastante xixizinho.

A primeira dica é ficar atentos! Eles dão alguns sinais que vão fazer xixi e é ai que devemos agir... levá-los até ao tapete. Se ele fizer, damos uma recompensa. Um petisco que ele goste muito. Quanto mais tempo disponível tivermos para acompanhar este processo, mais rápido será. Além disso, sempre repetíamos a palavra "xixi" quando a levávamos ao tapete, para ela associar.

Outra dica, que demoramos um pouco para perceber e nos deu dor de cabeça: retirar TODOS os nossos tapetes, seja da sala, da cozinha, ou de qualquer área que eles tenham acesso. Ao verem esses tapetes eles podem se confundir e, com a Nala, aconteceu várias vezes de chegar a casa e ter um xixi ou um coco no tapete. E limpar isso até ficar sem cheiro é um tormento! Porque se fica o cheiro do xixi (e eles sentem muito mais do que nós), é um chamativo para as próximas vezes (cheguei a limpar com vinagre, bicarbonato de sódio...um tanto de receitas que ia achando na net). A melhor forma mesmo é retirar todos os tapetes até que eles estejam seguros do lugar certo a fazer xixi. E assim o fizemos.

Ah! Também não é bom deixar os tapetinhos deles muito sujos, porque eles também não gostam de ir lá se já tiver muito xixi ou coco.

Mas sim, vai acontecer várias vezes de termos xixis e cocos pela casa. A Nala demorou um tempo até que acertasse toda a vez. Ficamos com raiva? Claro que sim! Ninguém gosta de ter de limpar a casa N vezes, nem de ver a cachorrinha "falhando" o que estamos a tentar que aprenda. Mas não devemos repreender! Não mesmo! Ou vocês já nasceram ensinados também?! Então, quando isso acontece e nós os apanhamos no flagra, o que devemos fazer é ignorar o cachorro e ir limpar. Não vou brincar com ela um tempinho nem dar bola para ela, mas também não vou bater e enfiar a cara no xixi! Só ignoro. Basta isso para eles sentirem, acreditem! Aqueles olhos de pidonxa olhando para nós, querendo brincar e não levar resposta?! Sentem eles e sentimos nós, mas as vezes é preciso ser firme. Como às vezes quando eu ia limpar ela ia tentar brincar com o pano, fazendo de tudo aquilo uma brincadeira, nesses casos eu tinha de a prender até terminar de limpar. Mas se ela ficasse quietinha no canto dela, eu a deixava quieta.

E assim foi, a Nala foi aprendendo a ir ao tapete dela, e aos poucos fomos afastando esse tapete da sala para mais perto da área de serviço, onde queríamos que ela fosse. Cada dia sem "falhas" íamos puxando mais um pouco o tapete, até que ela começou a ir direto à área de serviço, sozinha :) E como sabia que ia ganhar petisco, muitas vezes ia la "fingir" que fazia xixi e ficava olhando para nós pedindo a recompensa! (sim, eles são muito espertos!).

Uma coisa que funciona muito bem com PUG, são as recompensas em comida...nunca vi cães tão danados por comida! Aprendem tão rápido quando vêm comida rsrs

Quando começou a ir à rua, ela não fazia xixi nem coco...esperava para chegar a casa e fazer no tapete. Isso em algumas ocasiões nos complicou...Imaginem uma viagem de 10h de carro, parando nos postos de serviço para ver se ela fazia xixi e nada! Só se puséssemos o tapete no chão! ai ela fazia rsrs! aprendeu que era no tapete, só fazia no tapete kkkk. Mas hoje em dia, já faz na rua quando sai.

E depois que ficam grandinhos, eles ganham uma rotina. Hoje a Nala faz xixi de manhã quando acorda, à hora de almoço (as vezes), e à noite. Nós vamos nos adaptando a eles e eles a nós :)

Beijos e Lambidas da Nala (ainda muito bêbe)










Nenhum comentário:

Postar um comentário