segunda-feira, 23 de novembro de 2015

creche (day care) para cachorro

Os nossos amigos patudos normalmente não gostam muito de ficar sozinhos em casa. Eles Têm muita energia para gastar, querem brincar e, claro, querem atenção!
Engana-se quem pensa que PUG é um cão tranquilo! Podem não ter tanta energia quanto outros cachorros para aguentar grandes caminhadas, ou exercício físico em geral, mas não perdem uma oportunidade para brincar rsrs.

Pois é, quando pegamos a Nala para a nossa família, tínhamos lido bastante que PUG é um cão ótimo para apartamento por ser "tranquilo". Pois não é bem assim não! Sim, eles se adaptam bem a viver em apartamento, sem dúvida! Isso porque o importante para eles é estarem grudados no dono, então não precisam de muito espaço. Além disso, não costumam latir muito, o que é bom para os vizinhos. Até aí tudo bem!

Mas eles são ligados no 220! Se deixarmos ficam o dia todo atrás dos brinquedos, trazendo para brincar! Se ficam muito tempo sozinhos, os móveis podem acabar sendo o brinquedo deles! Pois é, no nosso caso, sofá, rack da TV, aparador...tudo ficou com a marca da Nala :o

Assim, quando a Nala completou um ano pensamos que, como já tinha passado a fase "criançona" dela, ela iria acalmar. Mas não... continuava elétrica! Assim, sempre que chegava a casa era um sufoco, pois toda minha atenção tinha de ser para ela durante horas para tirar a energia que havia ficado acumulada durante o dia (já para não falar que passava o dia com o coração apertado, pensando nela sozinha e triste em casa!).

Foi então que comecei a pesquisar soluções, pois eu não tinha disponibilidade para ficar o dia inteiro com ela. Pensei em adotar um segundo cachorro para que fizesse companhia para ela. Mas como a minha vida não estava nem um pouco estável, fiquei receosa de o fazer e depois não dar conta. Então pesquisei por creches caninas (os famosos day care). Por indicação do meu veterinário que super confio, fui conhecer a Casa dos Cães (http://www.casadoscaes.com.br/), que ficava relativamente perto de minha residência. Assim que cheguei la, com a Nala, fomos super bem recebidas! Fomos conquistadas pelo carinho que as pessoas de lá nos mostraram logo de início.

Eles têm vários planos, desde 1 vez na semana até a semana inteira. E o melhor? você não precisa pagar nenhuma taxa de matrícula, ou ficar "agarrado" por determinado numero de meses. Você paga de acordo com sua vontade em manter ou não seu cachorro lá! Isso para mim foi uma grande vantagem! Detesto ter de me comprometer em ficar em determinado lugar 1 ano (como acontece por exemplo em academias), quando nem sabemos se vamos gostar! A única exigência deles é o cão estar com as vacinas em dia, tratado contra pulgas e carrapatos, e outros vermes. E isso é super compreensível, pois ninguém quer por seu cãozinho em risco junto de outros que possam transmitir doenças ou mesmo as benditas pulgas e carrapatos.

O outro requisito é seu cão ser sociável, para que não haja riscos de atacar algum outro cachorro. Então eles fazem um teste. Levamos a Nala para passar umas horas lá, e eles olham o comportamento dela perante os restantes cachorros. Nisso, eu estava super tranquila, pois sabia que a Nala sempre se deu bem com tudo e todos :)

Então decidi colocá-la, três vezes na semana, para experimentar (claro que a minha vontade era colocá-la todos os dias, mas ficaria mais pesado no bolso para mim). E assim foi! Paguei o valor relativo a esse mês, na hora eles criaram um grupo no whatsapp para ao longo do dia nos contarem como está a nossa menina :) sim! amei isso! eles mandam várias fotos e vídeos por dia para os papais saberem como está a pequena! Eles são muiiito atenciosos mesmo!

Nos primeiros dias ela ficou meio assustada... um lugar com muitos Aumigos, longe de casa...então ela ficava meio medrosa. Mas é normal! Mas teve sempre os cuidados e atenção dos monitores que acompanham o dia inteiro a turma, para que nada aconteça com os nossos patudos!!! Isso me deixou mais tranquila, ainda que a nossa vontade ao ver a nossa bebe assim assustada seja ir la pegá-la na hora hehe.




Mas logo logo se acostumou!!! Ao fim de uns três dias de creche, já ninguém mais via a Nala tímida! Chegava causando :) Eu falava "vamos para a escolinha" e ela já ficava hiper feliz, querendo ir correndo para lá :)

E na hora de voltar?? Ela chegava a casa, tomava muiiiiita água e desmaiava!!! sim, ela chegava morta de cansaço! Tinha vezes que ainda lutava contra o sono e queria brincar um pouco, mas não durava muito rsrs. E ai eu poderia ir fazer as minhas coisas tranquila em casa, sem peso na consciência por ela querer brincar ou atenção! ela só queria dormir mesmo :)





Então eu super aconselho. Claro, é preciso primeiro garantir que o espaço é bom, que vão cuidar dos cachorrinhos, etc. Mas em São Paulo o que não falta são alternativas! Infelizmente, nós mudamos para o interior, onde não existem opções :( Então hoje a Nala fica em casa... sorte que eu estou trabalhando de casa e tenho disponibilidade para lhe dar atenção. Mas se eu pudesse, a colocaria de novo na creche. Eles precisam socializar, brincar, pular...ser cachorro rsrs



Beijos e lambidas da Nala



Um comentário: