domingo, 3 de janeiro de 2016

Viajar de avião com o seu PUG - GOL

Olá amigos,

Hoje vou escrever um pouco sobre a nossa experiência em viajar de avião. Em dezembro de 2015, a Nala teve a sua primeira viagem de avião. Foi uma viagem curtinha, de pouco mais de 1 hora, mas que serviu de teste para a nossa próxima longa viagem, para Portugal (depois farei novo post contando acerca da viagem internacional e todos os trâmites que fizemos para isso).

Então, para viajar dentro do Brasil , pela GOL, o animal pode ir na cabine se não exceder 10 kilos (animal + bolsa de transporte) - acima desse peso tem de ir como carga. Acontece que a Gol não transporta animais braquicefálicos no porão, então se não cumprir os requisitos para ir na cabine, não pode viajar.

No dia em que comprei a minha passagem, liguei logo para a Gol, para garantir que a Nala poderia ir comigo. É necessário fazer reserva, pois em cada avião eles só transportam um número limitado de animais (não sei se 2 ou 4). Assim, liguei para o 0300 101 2001 e reservei o lugar da Nala :)

Para o check-in dela eles exigem que nós cheguemos no aeroporto com um minimo de 2h de antecedência, e exigem a carteira de vacinação (com tudo em dia) e um atestado de saúde com validade de 10 dias (ou seja tem de ir ao veterinário bem próximo da viagem para garantir que não perde a validade do atestado. Peguei um modelo de atestado na internet e levei ao veterinário para ele preencher: http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Modelo%20Atestado%20para%20tr%C3%A2nsito%20de%20c%C3%A3es-gatos-Brasil.pdf

Para a bolsa de transporte, a gol indica as seguintes medidas:
Bolsa rígida: 22cm de altura / 43 cm de profundidade / 32 cm de largura
Bolsa flexivel: 24 cm de altura/ 43 cm de profundidade / 32 de largura

Eu optei pela bolsa flexível, porque já tinha comigo. As medidas da minha bolsa excedem um pouco as medidas indicadas, então fiquei bem receosa de eles serem extremamente rígidos, e não me deixarem embarcar. Mas fui com fé, pois já havia gasto uma bela grana para comprar essa bolsa (que mandei vir dos EUA), e não iria comprar outra só para essa viagem.

 Duas semanas antes da viagem, comecei a transportar a Nala dentro da bolsa, no carro, para que ela se acostumasse. Nos primeiros dias, ela uivava, fazia o maior escândalo por estar presa. Mas sempre no final eu a recompensava com um petisco, e ao final de uns dias ela já saia da bolsa correndo para a cozinha esperando a recompensa (nada como ter um pug glutão, para o comprar com comida hehe).

Perguntei ainda ao veterinário se poderia dar algum calmante, mas a unica coisa que ele deixou, foi o dramin b6 (mais fraco que o dramin normal) que é na verdade para enjoo, mas que pode dar sonolência. Ele me aconselhou a fazer um teste em casa uns dias antes para ver como ela reagia. Assim o fiz. Não teve nenhum efeito! Continuou super espoleta heheheh.

No dia, acordamos bem cedo, não dei comida para ela e fomos. Chegando ao aeroporto, ela ficou super agitada dentro da bolsa...chorando, querendo sair. Já imaginei o pior para a viagem, mas me aguentei. Deixei a chorar, tentando acalmar com carinho e conversando com ela. Mas durante toda a fila do check in foi um tormento. No check in, eles pediram os documentos, que estava tudo ok, preenchi um formulário, paguei a taxa (400reais - 200 para ida + 200 para volta - Caríssimo mas enfim), e eles pesaram. Em momento algum mediram a bolsa. Na verdade mal olharam. Não sei se tive sorte na pessoa, se pela agitação dela eles nem quiseram encher...não sei, mas foi super tranquilo!

Outra coisa, quando se viaja com animal na cabine, eles nos acomodam na janela, para o animal ir mais "escondido". Como não tinha mais poltrona livre na janela, nos colocaram nos assentos gol mais conforto que são mais espaçosos (oba!).

Depois do check in, como ainda tínhamos tempo para o embarque, fui passea-la, acalma-la um pouco e mostrar-lhe o ambiente e as pessoas. Acalmou :) Um pouco antes do embarque entramos para a sala de espera. No raio x ela tem de passar no colo, afastada do nosso corpo, e a bolsa passa na esteira. Durante o tempo na sala de espera, ela ficou na bolsa, mas já mais tranquila. Depois entramos no avião, coloquei a nos meus pés, e dormiu :) fiquei sempre de olho, mas foi bem mais tranquilo do que o que esperava. Só no meio da viagem que ela começou a choramingar e pus a bolsa no colo para ela acalmar. Depois voltei a pô-la no chão ate ao final da viagem e ficou.

O que percebi, é que onde ela fica mais agitada é fora do avião...com a muvuca das pessoas ela quer ir para o chão. Quando saímos do avião para ir esperar as malas, começou novamente a chorar que nem uma condenada até que a tirei da bolsa. Na viagem, acho que como está acostumada a viajar de carro, ela entende que é viagem e dorme.

No voo de volta, foi a mesma agitação no aeroporto..e pior, pegamos uma fila gigaaaante para o check in e estava muito calor sem ar... foi dureza essa espera no check in com ela na bolsa, mas de novo a fui acalmando e foi. Nem pesaram desta vez. nem olharam! mais uma vez não sei se pela muvuca que estava esse aeroporto para não perderem tempo ou se realmente não são tao rígidos. Mas para mim foi otimo eheh.

Depois durante a viagem, foi super tranquilo, nem precisei segurá-la em momento algum. Foi no chão o tempo todo sem chorar durante o voo. Só na hora de sair do avião que novamente foi o escandalo hehe.

Mas no geral a experiencia foi boa. Ninguem se sentiu incomodado com ela, na verdade, no avião acho que ninguem percebeu a presença dela. As aeromoças foram bem atenciosas, não colocaram problemas nenhuns. Então fiquei satisfeita com a GOL para viajar com animais na cabine!

Esperando para embarcar...
                             


Esperando ainda...
Já no avião :)
Em breve, viajaremos para Portugal. Depois contaremos tudo :) Beijos e lambidelas da Nala

28 comentários:

  1. No site da GOL afirma que não transporta PUG!!
    Tenho uma PUG quero viajar com ela em Janeiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, tinha a mesma dúvida é liguei pra consultar. Essa informação de não transportar pug é referente a transporte no porão de bagagem. Para transportar na cabine do avião basta seguir as restrições do post.

      Excluir
    2. Olá Lari, Acredito que o Victor já te tenha esclarecido. De todas as formas é sempre melhor contactar a própria companhia aérea para esclarecer as duvidas, pois muitas vezes mudam as regras :p mas sim acredito que essa restrição seja somente para o porão dadas as características da raça e as dificuldades respiratórias associadas. Boa sorte!

      Excluir
  2. Oi! Eu moro em MONTEVIDEO e quero ir para São Paulo visitar minha família, a duração do vôo é somente de 2:15hrs mais como é um voo internacional não sei se a Gol transporta na cabine tb. E no site da gol encontro nada a respeito de voos internacionais. Também tem essa de que não estão transportando Pugs... Você tem alguma informação???
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Ola Rodrigo. Eu não me tenho mantido informada das regras da Gol pois já não moro no Brasil. No entanto, acredito que dê para viajar na cabine, mas como é voo internacional pode ser que tenha algumas outras regras para imigração do PUG. Ligue para a Gol para saber se transporta, e paralelamente contacte o consulado para saber as regras para entrada no pais com animais.

    ResponderExcluir
  4. Sara, qual o tamanho da bolsa de transporte? E quantos cm passou do recomendado?

    ResponderExcluir
  5. Sara, qual o peso da sua bb? O meu tem 11 meses e está com 8.5kg. Tô um pouco preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo. A minha Nala pesa hoje 8,5kg mas na época da viagem para Portugal chegou a pesar 7,2kg com uma dieta de 4 meses.

      Excluir
  6. Olá Rayane. De momento não tenho a bolsa comigo para te dizer as medidas certas. Lembro me que passava as medidas que pediam. Quando conseguir medir eu digo lhe ;)

    ResponderExcluir
  7. Quero levar minha pug comigo de Rio de Janeiro para São Luís . Ela tem 11 kg e com a caixinha vai passar dos 10 kg permitido . Tenho alguma alternativa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena. Infelizmente não lhe sei indicar nenhuma alternativa a não ser viajar de carro (não sei se é viável) ou colocar seu pug de dieta caso tenha o aval do veterinario e tenha ainda um tempo consideravel antes da viagem, para não ser repentino.

      Excluir
    2. Ou pode tentar arriscar e torcer para que no dia não pesem :o mas será sempre um risco...

      Excluir
  8. Amanhã viajo com o meu filhote. Vamos pela Gol, ele tem 8.5kg. Estou super preocupada com a reação dele. Ele é muito agitado e vou sozinha. Até me acalmei com seu post. Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Boa viagem para vocÊs :) Vai correr tudo bem :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Sara!
    Então, sempre tive medo de viajar com minha pug pois sempre me falavam o quão perigoso é por conta do focinho e tal. Porém pelo que estou entendendo, o perigoso no caso seria se eles fossem no porão, não é?
    sempre me falavam que a pressão do avião fazia com que eles ficassem com falta de ar, então nunca tive coragem de ir nem com ela no colo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. Sim, no porão, apesar de por lei já ser obrigatório estar climatizado tal como na cabine, a verdade é que isso não acontece muitas vezes e então pode-se tornar perigoso. Mas se ela for contigo ela além de se sentir menos stressada (pois está ctg e não sozinha numa jaula) está num ambiente com temperaturas normais. A minha Nala não sentiu nada aparentemente. Dormiu a viagem toda :)

      Excluir
  11. Oi Sara, boa noite. Gostaria de saber qual a marca da bolsa que você comprou pra levar a sua Pug no avião. Bjs e obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Deixo aqui o post onde falo da bolsa de transporte:
    http://nalapug.blogspot.pt/2015/11/transporte-seguro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia. Sim, foi preciso fazer dieta. Passamos para a ração de saciedade da royal (com acompanhamento médico), e ela tinha de comer a dose certinha por dia. Cortaram-se todos os petiscos, e caminhávamos de manha e ao final do dia, 1,5 ou 2 km de cada vez dependendo dela. Foram 4 meses assim...

      Excluir
    2. Mas a dieta foi para a viagem internacional (para Portugal, onde o limite de peso era de apenas 8kg. Pela gol como era de 10 kg nao precisamos.

      Excluir
  13. Sara boa tarde,
    Gostaria de saber se eles exigem que o animal fique em pé, porque em pé a minha pug (Magg) acaba ficando no limite d casinha...

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Voce já viajou para portugal? Preciso levar meu PUG mas ele pesa 12,6kg, e, por isso, só pode ir no porão do avião. Voce sabe se é seguro?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicole. Para viajar no portão certifique se que a companhia mantém condições de climatizacao. A lufhtansa tem muito boas referências. Ainda assim por ser pug e ser braquicefalico, eu não sei se arriscaria...

      Excluir
  15. eu queria saber quantas horas seu voo de portugal foi para comparar com o meu voo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor.
      Foram 12h para Munique, com uma hora e meia de escala mais 3 horas para Lisboa.

      Excluir
  16. Olá, boa tarde, estamos com viagem marcada para 12/01/2020, e hj levei meu Pug para tomar banho e aproveitei para pesá-lo, edes com 9,500KG, vamos pela Gol tb. Será que ele consegue perder mais peso começando hj sua dieta?!

    ResponderExcluir
  17. Olá ��
    Antes de mais desejo vos uma boa viagem ;)
    Quanto à dieta deve se aconselhar junto de um especialista, pois a dieta deve ser ajustada a cada caso.

    Boa sorte ��

    ResponderExcluir