domingo, 3 de janeiro de 2016

Viajar de avião com o seu PUG - GOL

Olá amigos,

Hoje vou escrever um pouco sobre a nossa experiência em viajar de avião. Em dezembro de 2015, a Nala teve a sua primeira viagem de avião. Foi uma viagem curtinha, de pouco mais de 1 hora, mas que serviu de teste para a nossa próxima longa viagem, para Portugal (depois farei novo post contando acerca da viagem internacional e todos os trâmites que fizemos para isso).

Então, para viajar dentro do Brasil , pela GOL, o animal pode ir na cabine se não exceder 10 kilos (animal + bolsa de transporte) - acima desse peso tem de ir como carga. Acontece que a Gol não transporta animais braquicefálicos no porão, então se não cumprir os requisitos para ir na cabine, não pode viajar.

No dia em que comprei a minha passagem, liguei logo para a Gol, para garantir que a Nala poderia ir comigo. É necessário fazer reserva, pois em cada avião eles só transportam um número limitado de animais (não sei se 2 ou 4). Assim, liguei para o 0300 101 2001 e reservei o lugar da Nala :)

Para o check-in dela eles exigem que nós cheguemos no aeroporto com um minimo de 2h de antecedência, e exigem a carteira de vacinação (com tudo em dia) e um atestado de saúde com validade de 10 dias (ou seja tem de ir ao veterinário bem próximo da viagem para garantir que não perde a validade do atestado. Peguei um modelo de atestado na internet e levei ao veterinário para ele preencher: http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Modelo%20Atestado%20para%20tr%C3%A2nsito%20de%20c%C3%A3es-gatos-Brasil.pdf

Para a bolsa de transporte, a gol indica as seguintes medidas:
Bolsa rígida: 22cm de altura / 43 cm de profundidade / 32 cm de largura
Bolsa flexivel: 24 cm de altura/ 43 cm de profundidade / 32 de largura

Eu optei pela bolsa flexível, porque já tinha comigo. As medidas da minha bolsa excedem um pouco as medidas indicadas, então fiquei bem receosa de eles serem extremamente rígidos, e não me deixarem embarcar. Mas fui com fé, pois já havia gasto uma bela grana para comprar essa bolsa (que mandei vir dos EUA), e não iria comprar outra só para essa viagem.

 Duas semanas antes da viagem, comecei a transportar a Nala dentro da bolsa, no carro, para que ela se acostumasse. Nos primeiros dias, ela uivava, fazia o maior escândalo por estar presa. Mas sempre no final eu a recompensava com um petisco, e ao final de uns dias ela já saia da bolsa correndo para a cozinha esperando a recompensa (nada como ter um pug glutão, para o comprar com comida hehe).

Perguntei ainda ao veterinário se poderia dar algum calmante, mas a unica coisa que ele deixou, foi o dramin b6 (mais fraco que o dramin normal) que é na verdade para enjoo, mas que pode dar sonolência. Ele me aconselhou a fazer um teste em casa uns dias antes para ver como ela reagia. Assim o fiz. Não teve nenhum efeito! Continuou super espoleta heheheh.

No dia, acordamos bem cedo, não dei comida para ela e fomos. Chegando ao aeroporto, ela ficou super agitada dentro da bolsa...chorando, querendo sair. Já imaginei o pior para a viagem, mas me aguentei. Deixei a chorar, tentando acalmar com carinho e conversando com ela. Mas durante toda a fila do check in foi um tormento. No check in, eles pediram os documentos, que estava tudo ok, preenchi um formulário, paguei a taxa (400reais - 200 para ida + 200 para volta - Caríssimo mas enfim), e eles pesaram. Em momento algum mediram a bolsa. Na verdade mal olharam. Não sei se tive sorte na pessoa, se pela agitação dela eles nem quiseram encher...não sei, mas foi super tranquilo!

Outra coisa, quando se viaja com animal na cabine, eles nos acomodam na janela, para o animal ir mais "escondido". Como não tinha mais poltrona livre na janela, nos colocaram nos assentos gol mais conforto que são mais espaçosos (oba!).

Depois do check in, como ainda tínhamos tempo para o embarque, fui passea-la, acalma-la um pouco e mostrar-lhe o ambiente e as pessoas. Acalmou :) Um pouco antes do embarque entramos para a sala de espera. No raio x ela tem de passar no colo, afastada do nosso corpo, e a bolsa passa na esteira. Durante o tempo na sala de espera, ela ficou na bolsa, mas já mais tranquila. Depois entramos no avião, coloquei a nos meus pés, e dormiu :) fiquei sempre de olho, mas foi bem mais tranquilo do que o que esperava. Só no meio da viagem que ela começou a choramingar e pus a bolsa no colo para ela acalmar. Depois voltei a pô-la no chão ate ao final da viagem e ficou.

O que percebi, é que onde ela fica mais agitada é fora do avião...com a muvuca das pessoas ela quer ir para o chão. Quando saímos do avião para ir esperar as malas, começou novamente a chorar que nem uma condenada até que a tirei da bolsa. Na viagem, acho que como está acostumada a viajar de carro, ela entende que é viagem e dorme.

No voo de volta, foi a mesma agitação no aeroporto..e pior, pegamos uma fila gigaaaante para o check in e estava muito calor sem ar... foi dureza essa espera no check in com ela na bolsa, mas de novo a fui acalmando e foi. Nem pesaram desta vez. nem olharam! mais uma vez não sei se pela muvuca que estava esse aeroporto para não perderem tempo ou se realmente não são tao rígidos. Mas para mim foi otimo eheh.

Depois durante a viagem, foi super tranquilo, nem precisei segurá-la em momento algum. Foi no chão o tempo todo sem chorar durante o voo. Só na hora de sair do avião que novamente foi o escandalo hehe.

Mas no geral a experiencia foi boa. Ninguem se sentiu incomodado com ela, na verdade, no avião acho que ninguem percebeu a presença dela. As aeromoças foram bem atenciosas, não colocaram problemas nenhuns. Então fiquei satisfeita com a GOL para viajar com animais na cabine!

Esperando para embarcar...
                             


Esperando ainda...
Já no avião :)
Em breve, viajaremos para Portugal. Depois contaremos tudo :) Beijos e lambidelas da Nala